Câmara aprova audiência pública virtual e elege presidentes das Comissões de Justiça e Redação e Meio Ambiente

A oitava sessão ordinária, realizada no dia 12 de maio de 2020, iniciou com a votação para presidente da Comissão Permanente de Justiça e Redação e da Comissão de Meio Ambiente.

Para a presidência da Comissão Permanente de Justiça e Redação candidataram-se os vereadores Welson Lopes (PL), Edinho do Kemel (Podemos), Neno Ferrari (PSC) e Toninho da Biblioteca (Solidariedade). Welson Lopes foi eleito. Já para a presidência da Comissão de Meio ambiente candidataram-se os vereadores Edinho do Kemel e Welson Lopes. Edinho foi eleito e passa a presidir a Comissão.

Foram discutidos, votados e aprovados três projetos de autoria da Mesa Diretora:

Projeto de Resolução nº 009_2020 – (Estabelece, no âmbito da Câmara Municipal de Poá, procedimentos preventivos relacionados à COVID-19), de autoria da Mesa da Câmara. (Portaria 41).

Projeto de Resolução nº 010_2020 – (Institui a realização de audiência pública virtual, na modalidade remota, no âmbito da Câmara Municipal de Poá/SP, como a solução a ser utilizada durante a emergência de saúde pública relacionada à pandemia da COVID-19 e assemelhados) (Portaria 42).

Projeto de Resolução nº 011_2020 – (Institui sistema de teletrabalho no âmbito da Câmara Municipal de Poá/SP aos seus servidores, como solução a ser utilizada durante a emergência de saúde pública relacionada à pandemia do COVID-19 e assemelhados) (Portaria 43).

De autoria do Executivo, o Projeto de Lei nº 021_2020, que altera as datas de pagamento de parcelas do Refis/2019 estabelecido pela Lei nº 4108/2019, vencidas entre 18 de março e 31 de maio de 2020, em razão dos estados de emergência e calamidade pública decorrente da Covid-19) entrou em discussão.  O vereador Neno Ferrari pediu vista do projeto.  No entanto, o pedido do vereador foi rejeitado com 9 votos contrários: Marcílio Duarth (PL), Marinho Oliveira (PROS), Garcez do Proerd (PL), Fábio Suru (PROS), Lázaro Borges (PROS), Mario Sumirê (PSD), Azuir Marcolino (PTB), Welson Lopes (PL), Zé Carlos Maçã do Amor (PDT) e 6 favoráveis: Neno Ferrari (PSC), Diogo Pernoca (PTB), Saulo Dentista (PTB), Saulo Souza (AVANTE), Edinho do Kemel (Podemos), Toninho da Biblioteca (Solidariedade); e 1 ausente, vereador Deneval Dias (PL). O projeto seguirá para segunda votação.

Ainda na sessão, foi concedido o título de cidadã poaense à senhora Josilene Cordeiro de Sousa Rumão, e cidadão poaense aos senhores Candido Oliveira Gonçalves e Professor Roberto Gomes dos Santos. Também foi realizada homenagem póstuma à senhora Leondir Casagrande Xidieh.

Ao fim da sessão, foram lembrados os serviços dos profissionais enfermeiros e policiais femininas, profissões celebradas no dia 12 de maio.

A próxima sessão, a ser realizada em 19 de maio, também será transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara Municipal de Poá.