A cada dois anos você, cidadão, está acostumado a exercer a participação social a partir do voto, certo? O que você talvez não saiba, ou não esteja habituado, é que além das eleições municipais e federais, há outras maneiras de se envolver e participar.
Nós, da Câmara Municipal de Poá, selecionamos uma lista de 10 atividades de participação que você pode desempenhar.
1.Acompanhe as Audiências Públicas promovidas na cidade. A audiência pública é um espaço de democracia participativa reconhecido e garantido por lei.
Na próxima semana teremos duas audiências públicas de prestação de contas. Em razão da pandemia da Covid- 19 as audiências não poderão contar com a presença dos cidadãos, mas serão transmitidas pelo Facebook e os poaenses podem participar enviando perguntas ou sugestões.
Audiência Pública Comissão de Finanças e Orçamento
Quando: 28 de maio de 2020, às 10h00, no Facebook.
Envio de perguntas: de 15 a 24 de maio
Como enviar: Por email: [email protected]
Orientações: O assunto do e-mail deve indicar “AVALIAÇÃO DE METAS FISCAIS – 1º QUADRIMESTRE/2020″. No corpo do e-mail escreva seu nome completo, CPF e número de telefone para contato.
Audiência Pública Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social
Quando: 29 de maio de 2020, às 9h00
Envio de perguntas: de 18 a 26 de maio
Como enviar: Por email: [email protected]
Orientações: O assunto do e-mail deve indicar “PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SAÚDE —1° QUADRIMESTRE/2020”. No corpo do e-mail escreva seu nome completo, CPF e número de telefone para contato.
2) Conheça e os conselhos municipais e se envolva nos temas que mais te interessam.
3) Acompanhe as sessões da Câmara, realizadas semanalmente às terças-feiras às 17h e transmitidas no Facebook da Câmara.
4) Fique de olho nos Portais da Transparência (da Prefeitura, da Câmara de Vereadores), tanto para acompanhar as licitações, os gastos e as receitas, quanto para ver se as informações contidas estão de acordo com a Lei de Acesso à Informação.
5) Solicite ao Serviço de Informação ao Cidadão as informações públicas que desejar receber para sua atuação cidadã. Este canal de comunicação tem como dever disponibilizar dados públicos a todos os cidadãos interessados.
6) Utilize aplicativos e sites e aproveite a tecnologia a favor da participação e do controle social. Alguns exemplos de apps são: Colab e Monitorando a Cidade. Além de sites como o Politize e o Observatório de Participação das Juventudes, além das redes sociais.
7) Envolva-se em coletivos ou movimentos sociais dos quais se identifique.
8) Utilize a ouvidoria pública do governo municipal como um canal de denúncias ou sugestões de melhorias para a cidade.
9) Informe-se sobre o que acontece no seu bairro, em sua cidade. Busque fontes de informação confiáveis e sempre cheque dados antes de compartilhá-los.
10) Estude sobre Política e Cidadania e compartilhe conhecimento.