Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the js_composer domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/camarapoa20/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Perguntas Frequentes – Câmara Municipal de Poá

Perguntas Frequentes


A Câmara Municipal de Poá é composta por 17 (dezessete) Parlamentares.


Ser alfabetizado; ter nacionalidade brasileira; gozar o pleno exercício dos direitos políticos; estar listado eleitoralmente; ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano; ser filiado há mais de um ano a um partido político e ter no mínimo 18 anos (no dia da eleição).


Legislativa, Fiscalizadora e Administrativa.


A Câmara Municipal ou Câmara de vereadores é a sede do Poder Legislativo no município. É conhecida como a Casa do Povo, pois nela atuam vereadores e vereadoras (também chamados de parlamentares) escolhidos pelo povo para serem seus representantes e trabalhar em benefício da população.


O vereador atua em três frentes:

1 – Faz leis que entende que podem melhorar a vida da cidade e da população, bem como decide por meio de voto com os demais vereadores quais projetos de autoria dele, dos seus pares ou da prefeitura, se tornarão leis;

2- Fiscaliza a prefeitura, vendo se o Executivo está cumprindo suas obrigações de maneira adequada e sem descumprir a lei, denunciando irregularidades quando as encontra e até mesmo, em última instância, podendo cassar o prefeito caso sejam comprovadas irregularidades. Uma das formas de fiscalizar é a ferramenta legal chamada “requerimento de informação”, utilizado para questionamentos e solicitação de documentos que o vereador quer verificar: o prefeito é obrigado a responder de forma objetiva a estes requerimentos;

3 – Atua como ponte de ligação entre a população e a prefeitura, utilizando-se de uma ferramenta legal que tem à sua disposição chamada “indicação”, na qual indica para o prefeito quais são as necessidades dos bairros e pede soluções.


Quatro anos.


a. Iniciativa de criação: pode ser do cidadão (iniciativa popular), do prefeito ou dos vereadores.

b. Discussão: após ser apresentado ao Plenário da Câmara, o projeto é discutido pelas Comissões Permanentes para avaliar seu mérito e sua juridicidade.

c. Votação: com a presença de maioria dos integrantes da Câmara, o projeto de lei pode ser votado.

d. Aprovação: quando a maioria dos Vereadores aprova um Projeto de Lei, ele é remetido ao Prefeito.

e. Sanção: é quando o Prefeito aprova o Projeto de Lei. Se o Prefeito o vetar, a proposta volta para a Câmara, que decide se o veto será mantido ou rejeitado.

f. Promulgação: Etapa do processo legislativo que consistente em atestar, oficialmente a existência da lei.

g. Publicação: quando a Lei chega ao conhecimento de todos, por meio de publicação em jornal, pois o seu cumprimento é exigido de forma pública.


Legislatura é o nome dado ao período de duração do mandato do vereador, ou seja, de quatro anos. A Legislatura se inicia em 1º de janeiro do ano seguinte ao da eleição Municipal.


Os contatos dos vereadores estão disponíveis neste site, no menu Câmara – Vereadores. Clicando no parlamentar, serão exibidos o e-mail e telefone de contato. Também estão disponíveis neste menu, informações sobre Mandatos, Comissões, Proposições e Filiação Partidária.


A Câmara de Poá funciona de segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h00. O telefone para contato é o: (11) 4634-6060.


É o canal de comunicação direta entre a sociedade e a Câmara de Vereadores, uma porta aberta para a cidadania. Apresenta-se como um instrumento autêntico da democracia participativa na medida em que transporta o cidadão comum para o âmbito do Poder Legislativo que ganha voz através do ouvidor, uma vez que suas manifestações/demandas são recebidas, analisadas e respondidas.


Denúncia – Comunicação verbal ou escrita que indica irregularidade/ ilegalidade na administração ou no atendimento do Poder Legislativo.

Elogio – Demonstração de apreço, reconhecimento ou satisfação por serviço prestado ou atendimento recebido pela Câmara de Vereadores.

Informação/Solicitação – Solicitação de orientação ou informação relacionado à área de atuação da Câmara Municipal.

Reclamação – Manifestação de insatisfação em relação às ações e serviços prestados pelo Poder Legislativo.

Sugestão – Idéia ou proposta para o aprimoramento dos processos de trabalho da Câmara de Vereadores.


É o conjunto de normas que regem o município. É a lei mais importante da cidade. Por isso, cada município tem autonomia para criar a sua própria Lei Orgânica. Fala das atribuições do prefeito e dos vereadores. Trata também das políticas agrícolas, de transportes, da educação, da saúde, do meio ambiente, entre outras. Está disponível para consulta em: http://camarapoa.sp.gov.br/lei-organica/


Regimento Interno. Está disponível para consulta em: http://camarapoa.sp.gov.br/wp-content-uploads-2019-02-regimento-interno-2012-res-no-011-2012-ultima-atualizacao-26-02-19-htm/


São órgãos técnicos e políticos, constituídos por vereadores e destinados a realizar estudos, emitir pareceres especializados, realizar investigações e representar o poder Legislativo.Existem dois tipos de comissões: permanentes e temporárias.


Justiça e Redação
Finanças e Orçamento
Obras e Serviços Públicos
Educação, Saúde e Assistência Social
Defesa do Meio Ambiente
Fiscalização
Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania
Ética
Segurança Pública
Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Defesa dos Direitos dos Animais
Defesa dos Diretos dos Idosos
Cultura e Turismo
Transportes e Mobilidade
Esporte


Para começar a tramitar, o projeto deve ser registrado no Setor de Protocolo da Câmara Municipal.


É necessário que seja subscrito (assinado) por, no mínimo, 5% dos eleitores do município.


A Câmara disponibiliza o acesso à Legislação Municipal na página inicial do Portal da Câmara. Link para consulta disponível aqui: https://www.legislacaodigital.com.br/Poa-SP


As sessões legislativas podem ser:

a) Ordinárias: são as reuniões realizadas periodicamente, nos dias e horas marcadas pelo Regimento Interno;

b) Extraordinárias: são as reuniões realizadas em dias e horas diferentes das sessões Ordinárias e tem por objetivo discutir e votar projetos específicos em sua convocação;

c) Solenes: são as reuniões realizadas para homenagens e comemorações.


As Sessões Ordinárias acontecem todas as terças-feiras às 17 horas, no Plenário da Câmara Municipal, localizado na Rua Vereador José Calil, 100 – Centro.


A Sessão Ordinária da Câmara tem a duração de quatro horas, podendo ser prorrogada por um prazo máximo também de quatro horas. É dividida em:

1) Expediente – nele o 1º secretário lê os projetos iniciais, moções, ofícios, requerimentos e indicações. É no expediente que os vereadores fazem sua inscrição para fazer uso da tribuna.

2) Ordem do Dia – após o expediente, inicia-se a ordem do dia, caso tenha matéria a ser votada. É nesse período que os vereadores discutem e votam os projetos de lei, projetos de resolução, moções e requerimentos. A duração da ordem do dia é de duas horas, podendo ser prorrogada.


Moção – é uma proposição utilizada pelos vereadores para expressar, por exemplo, protesto, repúdio, apoio, congratulação, louvor.

Ofício – é um pedido, convite, informação ou resposta sobre os diversos assuntos.

Requerimento – é uma solicitação feita pelo vereador a órgãos municipais, estaduais ou federais e é sujeita a votação do Plenário ou ao despacho do Presidente da Câmara. O requerimento pode ser verbal ou escrito, de acordo com as circunstâncias.

Indicação – é uma sugestão feita pelo vereador ao prefeito para a execução de obras no município. Esta sugestão não é colocada em votação e não requer resposta do prefeito, ao contrário do requerimento, cujos órgãos têm que responder ao vereador.

Projetos – é por meio deles que a Câmara Municipal exerce a função legislativa.

Projetos de Emenda à Lei Orgânica – visam alterar, suprimir, aditar ou substituir a redação da lei orgânica do município.

Projeto de Lei Complementar ou Ordinária – são destinados a regular matérias de competência da Câmara, com a sanção do Prefeito.

Projeto de Decreto Legislativo – visam regular as matérias de privativa competência da Câmara, sem a sanção do prefeito, para produzir efeitos externos.

Projetos de Resolução – destinam-se a regular as matérias de caráter político ou administrativo, sobre que deva a Câmara pronunciar-se para produzir efeitos internos.


O Presidente da Câmara. Ele é o eleito pelos vereadores no primeiro dia do mandato, dia também da posse do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores. Nesta sessão o vereador mais votado assume a presidência para comandar os trabalhos e dar posse aos eleitos. o presidente eleito cumpre um mandato de dois anos sem direito a reeleição.