Comissão da Saúde recebe Claudia de Deus e Elisangela Gomes para reunião sobre a transferência do ‘Saúde da Criança’

Aconteceu, na manhã de terça-feira (dia 02), a reunião convocada pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Poá com o objetivo de esclarecer as razões da transferência do atendimento infantil do hospital “Saúde da Criança” para o CEME (Centro de Especialidades Médicas).

Estiveram presentes a secretária da Saúde, Claudia de Deus, e a secretária da Fazenda, Elisangela Gomes; além dos vereadores da Casa. Na ocasião, as secretárias foram questionadas sobre as razões da transferência. Assista a íntegra do que foi discutido aqui.

De acordo com Claudia de Deus e Elisangela Gomes, as principais razões que motivaram a transferência do atendimento infantil foram questões técnicas e econômicas. Entre as questões técnicas foram citadas: i) ausência de contrato para fornecimento de oxigênio no antigo ‘Saúde da Criança’, o que fazia com que fosse necessário transportar o insumo do Hospital Municipal Doutor Guido Guida de maneira irregular; ii) ausência de profissionais contratos, como farmacêutico e dentista; iii) ausência de laboratório para a realização de exames, o que, segundo as secretárias, atrasava os resultados de diagnóstica, uma vez que as amostras eram colhidas no “Saúde da Criança’, mas analisadas no Hospital Municipal.

Para esclarecer as motivações econômicas para a transferência, foram apresentados os seguintes dados:

ItemEconomia
Aluguel raio xR$ 20.000/mês
Contrato serviço de recursos humanos para operação do raio xR$ 65.000/mês
Aluguel prédio atendimento fisioterapiaR$ 27.000/mês
Gastos com alimentação dos funcionáriosR$ 20.000/mês
Contrato serviços de portaria e limpeza  R$ 60.000/mês
Total (aproximado):R$ 200.000/mês
R$ 2.400.000/ano

Apesar das explicações, os vereadores insistiram na importância de acompanhar e fiscalizar a qualidade do atendimento infantil, agora em novo equipamento.

Transferência dos exames:

A partir do momento em que o CEME passa a funcionar voltado ao atendimento infantil, os exames que eram realizados na unidade foram encaminhados a postos de saúde da cidade, como segue:

EspecialidadePosto de Saúde
CardiologiaUBS Cypriano Monaco
OtorrinoUBS Cypriano Monaco
PneumologiaCSII
GastroenterologiaCSII
ProctologiaCSII
FeridasUBS Wellington Lopes
VascularUBS Wellington Lopes
Planejamento FamiliarUBS Wellington Lopes
Ginecologia e Obstetrícia alto riscoUBS Tito Fuga
NeurologiaUBS Tito Fuga
EletroUBS Tito Fuga
RN alto riscoUBS José Pereta
EndocrinologiaUBS Maria Eduarda Ribeiro Domingues

Os pacientes com agendamento no CEME estão sendo atendidos nos postos citados acima de acordo com a especialidade desde segunda-feira (dia 01).  Já os agendamentos para novas consultas devem ser marcados nas próprias unidades de Saúde, de acordo com a especialidade.