Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the js_composer domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/camarapoa20/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Lei da Vez Especial Semana da Mulher #2 Cota Eleitoral de Gênero – Câmara Municipal de Poá

Lei da Vez Especial Semana da Mulher #2 Cota Eleitoral de Gênero

Apesar de comporem 52% do eleitorado brasileiro, as mulheres ocupam apenas 15% das cadeiras da Câmara dos Deputados e 14% do Senado. Nas Câmaras Municipais apenas 14% dos parlamentares são mulheres. No Executivo, somente um estado é governado por uma mulher (Rio Grande do Norte- Fátima Bezerra) e apenas 12% dos municípios têm prefeitas. Apesar disso, ao longo dos últimos anos, as mulheres tiveram importantes conquistas no âmbito político. Entre elas a Lei 9.057/1997, ou Lei das Eleições.

No Brasil, as cotas de gênero só valem nas eleições proporcionais

As eleições majoritárias são para os cargos do executivo (prefeito, governador e presidente) e para o Senado. É quando cada partido tem apenas um candidato na disputa e a candidatura mais votada garante a vaga. Já as eleições proporcionais são para os outros cargos legislativos: vereadores, deputados federais e estaduais. Na eleição proporcional há uma lista de partidos ou coligações e os candidatos são eleitos de acordo com a votação proporcional de cada partido.

Em 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que 30% do Fundo Eleitoral criado para financiar as campanhas com recursos públicos deve ser destinado obrigatoriamente para impulsionar a presença de mulheres na política. A medida é importante para impulsionar as candidaturas femininas.