Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the js_composer domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/camarapoa20/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Acompanhe o que foi discutido na Audiência Pública da LDO – 2021 – Câmara Municipal de Poá

Acompanhe o que foi discutido na Audiência Pública da LDO 2021

Em audiência pública realizada no dia 15 de junho foi apresentada a previsão de gastos e receitas para o ano de 2021. A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) é um documento elaborado anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. A LDO serve como um ajuste anual das metas colocadas pelo PPA (plano plurianual).

Na audiência, os dados foram apresentados de acordo com cada programa de cada secretaria. A apresentação completa com a previsão de gastos e receitas pode ser vista aqui.

A reunião foi presidida pelo vereador Lázaro Borges (PROS), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento. Além dele, estiveram presentes os vereadores Garcez do Proerd (PL), David de Araújo Campos (PL),  Marinho do Jornal (PROS) e Saulo Souza (AVANTE).

Estiveram presentes o senhor Robson Senziali, secretário da Fazenda; Elisangela Gomes Pereira da Rocha, Chefe de Departamento de Orçamento; Eliene André da Silva Melo, Chefe de Divisão de Planejamento Orçamentário e Antonio Alexandre Nunes Provisor, Secretário da Administração.

Efeitos econômicos da pandemia

Na audiência, foram mencionados os efeitos econômicos esperados, em razão da pandemia, como a diminuição na arrecadação de impostos, importante receita do município: “Ainda não se sabe a perda de receita e nem por quanto tempo as consequências econômicas da pandemia vão perdurar”, declarou Provisor, secretário da Administração.

Alexandre Provisor também enfatizou que os titulares das secretarias estão sendo orientados a reorganizar as despesas para que as pastas sejam mais produtivas.

Contratação dos GCM

Os vereadores questionaram os secretários presentes sobre a previsão para contratação dos GCM. De acordo com os secretários Alexandre Provisor e Robson Senziali, há dois impedimentos para a contratação dos servidores:

A Lei 173, de 27 de maio de 2020.

A Lei de Responsabilidade Fiscal, que fixa limites para os gastos com pessoal. Na esfera municipal o limite de gastos com pessoal é fixado em de 60% da Receita Corrente Líquida. De acordo com Senziali, o município de Poá já está no limite de gastos com pessoal e apenas são possíveis contratações em casos de aposentadoria ou exoneração. Portanto não há previsão para contratação dos GCM.

Assista a audiência completa no canal no Youtube.

Leave a Reply

Your email address will not be published.